Ultimas Noticias
 

Pontal do Paraná



Aspectos Econômicos

A economia do município está ligada a pesca, comércio e ao turismo.

Aspectos Sociais

A população fixa é de 9493 habitantes, aumentando consideravelmente na alta temporada.

Aspectos Geográficos

Localizado ao nível do mar, possui uma área de 207 km2., limitando-se a Leste com o Oceano Atlântico, ao Sul com o município de Matinhos, ao Oeste e Norte com Paranaguá

Infra-estrutura de Acesso

Marítima

Terminal de embarque para a Ilha do Mel – Pontal do sul

Rodoviária

Estação Rodoviária
Existem 4 pontos de embarque: Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul

História

Desmembrado de Paranaguá, o município foi criado pela Lei nº 11.252 de 20 de dezembro de 1995 e implantado em 01 de janeiro de 1997, sendo seu primeiro prefeito Hélio Gaissler de Queiroz.

Pontos Turísticos

Praias

O município possui 23 km de orla marítima, onde situam-se 48 balneários dentre os quais destacam-se: Pontal do Sul, em águas abrigadas, rasas e tranqüilas e Praia de Leste, em mar aberto, com águas agitadas e pouco profundas. Desta forma no sentido norte-sul encontram-se os balneários de: Pontal do Sul, Atami, Barrancos, Shangri-lá, Grajaú, Ipanema, Guarapari, Itapuã, Santa Terezinha, Canoas, Praia de Leste e Monções.

Balneário de Pontal do Sul

Com praias de areia fina e clara, sua vegetação não difere muito dos demais balneários, sendo que ocorre uma larga área de restinga. Suas águas oferecem oportunidade de banhos com segurança. Pontal do Sul, também recebe águas da Baía de Paranaguá onde estão instaladas as marinas e o terminal das barcas que levam à Ilha do Mel.

Balneário de Praia de Leste

Com uma praia de areia branca e águas claras, o balneário é praticamente o início de uma série de outros com as mesmas características. Sua vegetação quase já não pode ser observada nas áreas mais urbanizadas, mas é caracterizada por ser basicamente rasteira sob um substrato de areia fina. Suas águas são constantemente movimentadas oferecendo locais para banhos.

Centro de Estudos do Mar / UFPR

Possui um núcleo de exposições e atividades em educação ambiental, que apresenta vídeo com trabalho de pesquisa desenvolvido pela instituição, além de aquários marinhos e exposição de material botânico, zoológico e geológico da região. Visitas: quartas-feiras – 14h00 – 15h00 – 16h00. Tel: (041) 455-1333 – Fax: (041) 455-1105.


Comente

comentários