fbpx

Matinhos

A cidade de Matinhos fica no litoral do estado do Paraná, a 110 km da capital, Curitiba.

Possui 36 balneários ao longo da sua costa, começando no Balneário Jardim Monções, onde faz fronteira com o município de Pontal do Paraná, e chegando ao famoso Balneário de Caiobá. No total, são cerca de 17 km de praias.

A área do município também abriga nove rios diferentes: da Draga, Matinhos, da Onça, Canal da Lagoa Amarela, Indaial, Novo, Cambará, do Meio e Cachoeirinha. Conta ainda com os morros Cabaraquara, Escalvado, Canela, Bico Torto, Taguá, Pedra Branca, Batatal e do Boi. Todos ótimos locais para quem gosta de manter contacto direto com a natureza.

Dentre os atrativos mais procurados em Matinhos está o Balneário de Caiobá. Ali, as praias Mansa, Bela, Brava e dos Amores figuram entre as preferidas, com belas paisagens e deliciosos banhos de mar. A Ilha da Tartaruga ou do Farol também faz sucesso entre os visitantes. Para completar o passeio, uma opção ótima é visitar o Museu Ecológico João José Bigarella, que fica no centro da cidade e apresenta no seu acervo coleções de corais, minerais, crustáceos e conchas, para além de outras raridades. Se ainda tiver disposição, a dica é uma visita ao Parque Estadual do Rio da Onça, que conta com um Centro de Visitantes e trilhos de fácil acesso, no meio de formações de restinga, capoeira e caxetais.

O clima da região é o temperado super úmido. A temperatura média anual gira em torno dos 18ºC, com uma máxima média de 26ºC e uma mínima de 15ºC.

A cidade de Matinhos possui boas opções de hospedagem e restaurantes. O destaque culinário vai para os pratos à base de frutos do mar.