O Contorno Sul de Garuva, em Santa Catarina, que dá acesso para as praias de Guaratuba (PR) e Itapoá (SC), foi liberado nesta sexta-feira (21), informou a Arteris Autopista Litoral Sul, concessionária responsável por esse trecho da BR-101. A notícia é recebida com alívio pelos motoristas que costumam enfrentar trânsito lento e filas quilométricas nessa região, principalmente em época de alta temporada.

A obra, tocada pelo governo de Santa Catarina, começou em abril de 2013 e tinha previsão de entrega para 2016. Mas uma série de entraves, como adequação no projeto e desapropriação de áreas particulares, atrasou a conclusão.

As obras do Contorno Sul têm investimento de R$ 30 milhões do Governo do Santa Catarina por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O contorno de nove quilômetros começa na BR-101, no acesso para Garuva, e termina na intersecção com a SC-417, em Palmital.

Além de reduzir a lentidão e evitar filas na BR-101, o contorno vai desviar o tráfego de caminhões pesados no Centro de Garuva.