Começou nesta sexta-feira, 21, a Operação Verão 2018/2019 organizada pelo Governo do Estado. É que neste período, o Litoral recebe milhares de turistas e o reforço para atende-los se faz necessário. Além das praias, a Ilha do Mel também está inserida na rota dos visitantes, que festejam o natal e o ano novo na região litorânea. 

No entanto, neste ano a Operação Verão não irá realizar as ações de limpeza na Ilha, o que certamente causaria uma situação de calamidade, considerando o aumento de lixo devido ao elevado número de turistas que frequentam a ilha neste período. A Prefeitura de Paranaguá, por meio do Decreto nº 1048/18, instituiu uma equipe de apoio para complementar os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana na Ilha do Mel, visando reforçar a Operação Verão.

Segundo o Decreto, a equipe que é composta por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) trabalhará no local durante os 80 dias, conforme a Operação Verão. 

Desta forma, toda a retirada e o transporte de resíduos sólidos domiciliares, e por meio de carros elétricos, serviços de limpeza nas praias e varrição de trilhas serão realizados, além de varrição, catação e coleta, junto às faixas de praias e das trilhas.

“Não podemos deixar de prestar os serviços de limpeza e coleta de lixo, principalmente na alta temporada. Queremos que os turistas que desembarcam na Ilha do Mel sejam bem tratados e que tenham todos os serviços a disposição”, frisa o prefeito Marcelo Roque.