fbpx

Os espetáculos alusivisos as festividades natalinas em Paranaguá começam na próxima sexta-feira, 14, com a chegada do Papai Noel e o desfile das escolas municipais na Praça de Eventos Mário Roque. No entanto, o projeto “Rumo ao Natal” trará também uma apresentação teatral inédita e gratuita ao munícipio. 

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com a neta. Através de encantos natalinos, os dois conseguem dar uma carona para o Papai Noel. Realizado pela Cia. Artística Vaporzeiro, o espetáculo fala sobre amor ao próximo. 

“No enredo, a neta abre mão do presente para que o avô possa realizar o sonho de reencontrar a Maria Fumaça. Nossa mensagem é o abraço e a solidariedade. Este sim é o espírito do Natal: olhar com amor para o outro” explica o diretor, roteirista e ator do espetáculo, Richard Rebelo. 

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná. O maquinário passou por um processo de restauração completo durante dez anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo. 

“Até onde temos notícia, essa é a terceira locomotiva mais antiga em operação no Brasil. É uma grande alegria poder resgatar a memória afetiva do público com essa máquina”, conta o maquinista e diretor regional de operações da ABPF, Rodrigo Dolenga.

O secretário de Cultura e Turismo, Harison Camargo, conta que serão duas apresentações em Paranaguá. “No dia 19 haverá apresentação na passagem de nível da rua Tufi Maron às 20h30 e no dia 20 em Alexandra. Além disso, será possível visital a Casa do Papai Noel na Praça de Eventos Mário Roque aberta das 19h às 22h”, explica.