A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Guaratuba foi inaugurada nesta sexta-feira (21). A nova base fica na rua Antônio Rocha, nº595, em frente ao Corpo de Bombeiros.

Além de estar localizada em um ponto estratégico e próximo a um heliponto o que facilita o transporte caso seja necessário, na nova base haverá mais espaço e dará melhores condições de trabalho para os servidores.

A instalação da base foi cedida em permuta do Governo do Estado para a Prefeitura para uso exclusivo Saúde municipal.

Durante a Operação de Verão estará disponível na base uma unidade avançada de UTI móvel, destacou o prefeito Roberto Justus que esteve na manhã desta sexta-feira participando da abertura da Operação Verão 2018/2019, em Matinhos.

O Prefeito Roberto Justus, disse ainda na cerimônia de inauguração que a gestão municipal tem feito tudo que está ao alcance para avançar e dar mais condições de trabalho para os heróis do SAMU. “Já vi esses funcionários em ação e eles têm minha gratidão”, agradeceu o prefeito.

A equipe do SAMU em Guaratuba é composta por 10 funcionários da prefeitura que receberam capacitação. As acomodações da base obedecem às normas da portaria do SAMU, a comunicação agora será via rádio, os funcionários receberam uniformes novos, a unidade básica – ambulância – foi reformada (com checklist), foi criado um regimento interno, normas e rotinas.

A professora de música Lires Oliveira, fez a apresentação do hino nacional no teclado. Ela e seus alunos também arrecadaram e fizeram a doação de cobertores para o SAMU.

Além do prefeito, do secretário Municipal da Saúde, Alex Antun e equipe do SAMU também estiveram presentes no evento as autoridades: Jean Colbert Dias, vice-prefeito, Capitão Eziquel Roberto Siqueira, do 3º Subgrupamento de Bombeiros,Meiriele Araújo, da Regional de Saúde, Everllin Guiguer, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA), Edilson Kalat, presidente do Guaraprev, secretários municipais e diretores, a vereadora Maria do Neno, vereador Alaor Miranda, Mônica Mendes Portella, diretora SAMU Guaratuba e João Paulo Nunes, coordenador SAMU Guaratuba.

 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.