As estradas que ligam Curitiba às praias do Paraná e Santa Catarina, a BR-277 e a BR-376, registrara movimento intenso durante toda esta sexta-feira (28). Na saída para o feriado prolongado de ano novo, o pico do movimento ocorreu entre o fim da tarde e o início da noite desta sexta (28) e deve se repetir também na manhã deste sábado (29).

Na BR-277, que liga Curitiba às praias do Paraná, o movimento teve picos de 2.400 veículos por hora no sentido litoral, nesta sexta-feira. Isso dá quase cinco vezes mais que o fluxo normal, de 500 veículos por hora. A expectativa é que 37 mil veículos trafegassem rumo às praias apenas nesta sexta, segundo a concessionária Ecovia, que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR-277 e as PRs 508 (até Matinhos) e 407 (até Pontal do Paraná). Apesar de todo o movimento, a Ecovia não comunicou nenhum acidente durante o dia, apenas alguns pontos de tráfego mais lento.

Já na BR-376, que liga Curitiba a Guaratuba e às praias de Santa Catarina, o movimento chegou a 2.730 carros por hora no sentido Santa Catarina, quase quatro vezes acima do normal (700 carros por hora) nesta sexta-feira. Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, houve retenção do km 616 km 627 (São José dos Pinhais) e do km 674 ao km 677 (Guaratuba) no sentido Santa Catarina, devido a pequenos acidentes.

Operação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta sexta-feira (28) a Operação Ano Novo em todo o país. Com cinco dias de duração, a operação vai até as 23h59 de terça-feira (1°). Na saída para o feriado prolongado, o pico do movimento deve se concentrar entre o fim da tarde e o início da noite desta sexta (28) e também na manhã de sábado (29). No retorno, o maior fluxo deve ser registrado durante a tarde e a noite de terça (1).

As equipes da PRF irão priorizar as fiscalizações de embriaguez ao volante, controle de velocidade e ultrapassagens proibidas. Com um dia a menos de duração, a mesma operação do ano passado terminou com duas mortes, 104 pessoas feridas e 127 acidentes atendidos pela PRF no Paraná.