Postado 29/08/2015 por André Reu em Cultura
 
 

Programa de educação ambiental beneficia estudantes de Paranaguá



Estudantes de escolas municipais estão participando do programa “Portas Abertas”, numa parceria entre a Secretaria de Educação e a CAB Águas de Paranaguá. Eles assistem a uma palestra, ganham brindes e realizam visita ao Centro de Tratamento da empresa, que é responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto na cidade, localizado na Estrada das Colônias.

Já participaram do programa as escolas municipais Eloína Loyola, Miriam Rodrigues, Iná Xavier Zacharias, Berta Rodrigues Elias, Manoel Viana, Anibal Ribeiro Filho e José de Anchieta. O “Portas Abertas” desenvolve a educação ambiental, voltada para estudantes das redes públicas e privadas do município. Apresenta todo o ciclo de tratamento da água reforçando a necessidade do uso racional da água para preservar esse recurso vital para as futuras gerações.

A visita possui um teor ambiental, cultural e educacional. Mostra-se o processo para que a água chegue até as torneiras das casas. Com muito envolvimento, explicações e dedicação, a equipe da CAB traz para a realidade das crianças o processo de tratamento. O circuito percorrido passa pela entrada da água bruta, floculador, decantador e filtros, onde as crianças podem visualizar o processo pelas passarelas da estação.

Processo de tratamento

Desde a captação da água bruta até a distribuição, este produto passa por oito processos de tratamento, retirando sujeiras, impurezas e recebendo produtos químicos que garantem sua potabilidade. Entre os processos estão a captação, floculação, decantação, filtração, inserção de cloro e flúor e distribuição. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Colônia possui capacidade para tratar até 450 litros por segundo, e atende a toda a cidade de Paranaguá.



Comente

comentários