Postado 29/08/2015 por André Reu em Destaque
 
 

Prazo para vacinação contra poliomielite termina na segunda-feira (31)


Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para vacinar crianças de 6 meses a 5 anos incompletos de idade contra poliomielite (paralisia infantil). Em Paranaguá, as vacinas estão sendo disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde, exceto àquelas que funcionam 24h. Os pais devem levar às crianças a unidade mais próxima de sua residência, juntamente com a carteirinha de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recomenda que os pais procurem as unidades de saúde ainda nesta sexta-feira (28), evitando o último dia de campanha, quando pode haver filas nos locais de vacinação.

A superintendente da Semsa, Tyana Galvão, salienta que a meta em Paranaguá é imunizar 10.329 crianças. Até a manhã desta sexta-feira (28), apenas 46% deste total havia tomado a vacina.

“Lembramos que o vírus da pólio foi erradicado no mundo, mas, em 2014, nove países apresentaram casos. Os pais não podem relaxar. Paranaguá é uma cidade portuária com trânsito intenso de pessoas todos os dias e não podemos permitir que o vírus possa aparecer por aqui”, salientou.

As Unidades de saúde abrem das 8h às 12h e das 13h às 17h. Apenas na unidade de Saúde da rua Gabriel de Lara, onde está situada a Secretaria de Saúde, o horário é das 8h às 16h30, sem fechar para o almoço.

POLIOMIELITE
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países – Nigéria, Paquistão e Afeganistão – a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

RELAÇÃO DOS POSTOS FIXOS PARA VACINAÇÃO

Centro de Saúde Ana das Neves Ilha do Mel – Encantadas.
Centro de Saúde da Serraria do Rocha Serraria do Rocha.
Centro de Saúde Alexandra Rua José das Dores Camargo – Fundos.
Centro de Saúde Argemiro de Félix Rua M,s/nº – Santos Dumont.
Centro de Saúde Jd. Araçá Rua Washington Luiz,s/nº – Jd. Araçá.
Centro de Saúde Maria Luiza Colônia Maria Luiza.
Centro de Saúde Banguzinho Rua Soares Gomes, s/n – Bockman.
Centro de Saúde Nova Brasília Ilha do Mel – Nova Brasília.
Centro de Saúde do CAIC Av. Bento Munhoz da Rocha Neto.
Centro de Saúde Vila Garcia Rua Sub Tenente Onofre Moreira da Costa – Vila Garcia.
Centro de Saúde Rodrigo Gomes Vila Bela – Valadares.
Secretaria Municipal de Saúde Av. Gabriel de Lara, 977 – Centro.



Comente

comentários