Uma das mais bonitas do Paraná, Guaratuba possui ao todo 22 km de praia, todas próprias para banho. Cada uma com características próprias: umas com águas mais agitadas e outras com águas mais tranquilas, atraindo famílias, surfistas e jovens.

 

Abaixo você tem uma descrição mais detalhada de cada praia:

  • Praia Central:  localizada na Av. 29 de abril e no começo da Av. Curitiba. Frequentada, principalmente, por jovens. Ela é uma das mais famosas praias de Guaratuba e possui uma orla bem urbanizada, oferecendo uma excelente infraestrutura com bares e restaurantes.
  • Praia das Pedras: fica no início da Av. Atlântica, com característica própria, de formação rochosa. Quando a maré está baixa podemos observar os restos do vapor São Paulo que naufragou em 1868 quando voltava da guerra do Paraguai com 600 (sessenta) pessoas a bordo, a maioria soldados feridos.
  • Prainha: está situada na divisa entre a cidade de Guaratuba e Matinhos, tendo início na ponta de Caiobá e se estendendo até a entrada da Barra de Guaratuba, no porto de passagem. A Praia da Prainha tem um mar bastante calmo, propícia para a pesca de arremesso. Um local perfeito para o descanso, além de possuir uma vista magnífica de Guaratuba.
  • Praia da Caieiras: localizada na base do morro do Espia Barco, lado norte. De frente para o canal da barra, entrada da Baía de Guaratuba. Com cerca de 1km de extensão total, é um local de rara beleza e tranquilidade. Preferidas pelas famílias por suas águas de ondas baixas e calmas.
  • Praia do Morro do Cristo: localizada no final da Av. Atlântica, uma das praias mais concorridas do verão. Nela se encontra o morro do Brejatuba, onde em 1953 foi instalado uma imagem do Cristo Redentor, transformando esse atrativo numa das maiores atrações turísticas da cidade. Cerca de 30 mil pessoas por ano visitam o Morro do Cristo, como é mais conhecido. No alto, no lado oeste, temos a vista de quase toda cidade, parte da Baía de Guaratuba e mais ao fundo a serra do mar. No lado leste, o oceano Atlântico e algumas ilhas. 
  • Praia das Canoas: localizada entre as praias do Cristo e Central. As canoas de pescadores locais são o diferencial na paisagem desta praia. Águas próprias para um banho tranquilo. Várias atividades esportivas são desenvolvidas nesse local em arenas montadas no período de verão, fazendo a alegria dos praticantes de futebol, vôlei e atividades recreativas.
  • Praia do Brejatuba: localizado ao sul do morro do Brejatuba. Suas águas agitadas de mar aberto é a preferida dos surfistas que realizam durante o ano várias competições. Esta praia também é bastante frequentada no verão por milhares de turistas.
  • Balneário Estoril, Eliane e Nereidas: logo após a praia do Brejatuba, temos os balneários Estoril, Eliane e Nereidas. São consideradas praias mais calmas da cidade, conhecidas também por seu clima agradável. Boa opção para os que preferem lugares onde é possível descansar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Costumam receber um bom número de turistas durante a alta temporada. Seus principais frequentadores são moradores da região. O local está crescendo com construção de casas e instalação de comércios. A faixa de areia é dourada, o mar é agitado e com boas ondas . É ideal para o banho e prática de surf. No verão, é comum ver diversos surfistas aproveitando as ondas. Fazer uma caminhada ao entardecer é uma boa opção.
  • Praia do Coroados: fica ao sul do município, no bairro de Coroados. As praias são agitadas de mar aberto, mas, propícia para o banho e para a prática de surf. 
  • Praia da Barra do Saí: localizada na parte sul na divisa com o município de Itapoá/SC. Praia de águas calmas muito frequentada por famílias que buscam paz e tranquilidade e um bom local para pesca. O encontro das águas do Rio Saí, único do município a desaguar no oceano, cria uma paisagem diferente das demais praias da cidade. O acesso se faz pelo trevo do Coroados, Av. Minas Gerais.