fbpx

Guaraqueçaba

Aspectos Econômicos
Apesar da maneira rudimentar com que ainda é feita, a pesca, é a atividade econômica que sustenta a micro estrutura urbana de Guaraqueçaba. A agricultura também é praticada, principalmente a fruticultura: laranja, abacaxi e banana, e a rizicultura. Recentemente, começou a ser introduzido no município a criação de búfalos, que aclimataram-se bem à região.

Aspectos Sociais
Os primeiros colonos da região eram suíços-franceses, vindos das margens do lago Leman que fixados em Superagüi deram impulso a agricultura e introduziram seus costumes culturais, que com o tempo diluíram-se na cultura existente. Mais tarde vieram fazendeiros do Norte paranaense. Cabe ressaltar que Guaraqueçaba esteve isolada por terra até 1970. O município conta com 7767 habitantes, que ocupam também as ilhas.

Aspectos Geográficos
Localiza-se a 174 km da capital na região litorânea do Estado, a 10 m do nível do mar, sendo que o clima apresenta-se quente durante todo o ano. Possui uma área de 1916 km2, dentro da qual existem três unidades de conservação: Área de Proteção Ambiental, Estação Ecológica e Parque Nacional.

Infra-estrutura de Acesso
Rodoviária
Estação Rodoviária
Rua Ararapira, s/n
Tel: (041) 482-1232

Marítima
Rua da Praia, s/n em frente ao Mercado Municipal