fbpx

Na tarde desta segunda-feira (30), foi confirmado, pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no litoral do Paraná. O paciente é de Matinhos e se encontra em isolamento no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

De acordo com a prefeitura de Matinhos, o paciente, de 28 anos, esteve em viagem ao exterior recentemente e chegou ao Brasil já infectado.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o secretário municipal de Saúde, Claudir Lourenço, informa que a vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na quarta-feira passada (25) e, imediatamente, foi transferido para o Hospital Regional do Litoral. “Na oportunidade, o setor de controle da Vigilância Sanitária em Saúde fez todas as notificações, os bloqueios com os familiares e pessoas as quais o paciente teve contato”, diz.

A prefeitura destaca que o paciente está em estado controlado e que 17 pessoas que tiveram contato com ele estão em isolamento social e sendo monitoradas.

O prefeito Ruy Hauer Reichert também se pronunciou por meio do vídeo. “Nosso objetivo é a transparência, mas é uma notícia que ninguém gostaria de dar. Acabamos de tomar conhecimento de um caso confirmado do coronavírus no município”, confirma.

Ele pede para que a população tenha calma e continue em isolamento domiciliar. “Pedimos para que todos fiquem em suas casas. Sinto muito dizer, mas parece que o município inteiro está de férias. Pessoal, a coisa é séria, é grave, a prefeitura está fazendo a sua parte, então, por favor, vamos cada um de nós fazer a nossa parte”, cobra.

Ainda na tarde desta segunda-feira, a Comissão Municipal de Gestão de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus, em Matinhos, se reúne para a tomada de novas medidas. “Iremos fazer o que o Ministério da Saúde nos preconiza, através da 1ª Regional de Saúde do Estado, que estará nos auxiliando para que possamos enfrentar, daqui em diante, esse caso”, conclui Claudir Lourenço.

Dados atualizados

O boletim com os dados atualizados sobre casos de coronavírus no Paraná foi divulgado nesta segunda-feira. Além da primeira confirmação no litoral, o documento também confirma mais um óbito pelo vírus no Paraná. A vítima é um homem de 66 anos, morador de Cascavel, que teve a confirmação de Covid-19 no domingo (29) e morreu nesta manhã (30).

O paciente possuía comorbidades e havia viajado para os Emirados Árabes, retornou ao Brasil no dia 14 de março. Ele teve os primeiros sintomas no dia 18 e foi hospitalizado no dia 25, em uma unidade da rede privada.

Oito novos casos foram confirmados nos municípios de Curitiba (3), Almirante Tamandaré (2), Rio Branco do Sul (1), Campo Largo (1) e Matinhos (1). Os pacientes são seis homens e duas mulheres com idades entre 26 e 59 anos.

Um caso confirmado no município de Colombo foi transferido para Curitiba visto que o paciente reside na capital.

Dados do boletim registram atualmente 160 casos confirmados – cinco não residem no Estado –, destes, três óbitos, 2.877 casos descartados e 484 em investigação.

Com informações da SESA