fbpx
A noite de quarta-feira, 19, foi especial para os parnanguaras que acompanharam o espetáculo natalino: Um Amor de Natal, que aconteceu no cruzamento da linha férrea com a avenida Roque Vernalha. A iniciativa é da empresa Rumo, viabilizado pela Lei Rouanet, realizado pela companhia artística Vaporzeiro e com apoio da Prefeitura de Paranaguá.

A apresentação teve duração de aproximadamente 30 minutos e contou a história de uma família e seus desejos de natal, sendo o vovô e a netinha os protagonistas. A magia acontece quando a criança abre mão do seu presente, uma bicicleta, para que seu avô receba o seu sonhado presente, ver a Maria Fumaça mais uma vez.

O diretor da peça, Richard Rebelo, conta que a locomotiva é uma personagem do espetáculo. “Esta é uma apresentação interativa entre os atores, o telhão, a linha férrea, o trem e o público. A Maria Fumaça é uma personagem do show e a história é contada em torno dela”, comenta. Esta foi a 12ª apresentação do grupo de atores e bailarinos.

Este projeto cultural acontece pela segunda vez neste ano. O produtor cultural, Luiz Tavor, conta que em 2017 a Maria Fumaça iluminada passou por Curitiba e Região Metropolitana e foi um sucesso e fala que para este ano era preciso inovar. “No ano passado, mesmo sem divulgação as pessoas saiam para as ruas para ver a locomotiva passar. Percebemos que precisávamos de algo a mais, então criamos um teatro itinerante em que, geralmente, os projetos culturais não vão. Este espetáculo é um musical de natal com a participação da Maria Fumaça, que é integrante do elenco”, declara.

O secretário municipal de Cultura e Turismo afirma que esta apresentação é muito importante para o município com a participação de um equipamento histórico que participou do início da era da ferrovia no Estado e no Brasil. “Este espetáculo é um atrativo cultural muito grande e podemos ver que a população gostou lotando o local da apresentação. No que depender da prefeitura essas ações culturais acontecerão mais vezes”, ressalta.

A Prefeitura de Paranaguá apoiou a realização do evento por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo (SECULTUR), secretaria municipal de Segurança (SEMSEG) e secretaria municipal de Comunicação (SECOM).