Postado 08/01/2017 por André Reu em Noticias
 
 

Litoral tem redução de crimes, 23 mil atendimentos à saúde e 288 salvamentos



As ações do Verão Paraná, realizadas pelo Governo do Estado, estão reduzindo crimes e garantindo mais serviços aos veranistas e moradores do Litoral do Estado. Houve redução de furtos (25,6%) e roubos (39,4%), aumento na apreensão de armas (16,7%) e autuação por perturbação do sossego (- 40,1%). O balanço dos primeiros 15 dias das atividades foi apresentado nesta quinta-feira (05), pelo coordenador estadual do Verão Paraná 2016/2017 e chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, e representantes dos órgãos estaduais que atuam no Litoral.

Até agora, os bombeiros militares fizeram 288 salvamentos, nove mil advertências aos banhistas na areia e atenderam 333 situações de afogamentos em toda a faixa litorânea paranaense. Também foram registrados quatro óbitos por afogamento até esta quinta-feira.

Desde o dia 22 de dezembro até esta quinta-feira foram feitos 23.291 atendimentos nas unidades de saúde, além de 495 remoções feitas pelo Samu.

“Os resultados são uma somatória do esforço de todos os segmentos do governo estadual. Estamos seguindo a determinação do governador Beto Richa de dar atenção toda especial ao Litoral e às demais regiões que são atendidas pelo Verão Paraná”, o coronel Adilson Castilho Casitas.

Os veranistas e moradores contam com a divulgação semanal de boletins de balneabilidade, a disponibilidade de wi-fi gratuito em tempo integral e cadeiras anfíbias para portadores de necessidades especiais. Foram investidos cerca de R$ 27,5 milhões nas ações desta temporada. São cerca de três mil profissionais em atuação no Verão Paraná.

REFORÇO – Na área de segurança pública, o reforço de policiamento com efetivo oriundo de outras regiões do Estado, aliado a modernização de equipamentos e locação de viaturas novas exclusivamente para o Verão Paraná, resultam na redução de crimes e mais tranquilidade para a população. Foram feitas 148 prisões, lavrados 122 termos circunstanciados e apreendidas sete armas de fogo. “Trabalhamos em conjunto com a Polícia Militar, Criminalística, IML e outros órgãos estaduais”, disse o coordenador da Polícia Civil no Verão Paraná, delegado Benedito Gonçalves Neto.

COMUNITÁRIO – A Polícia Militar intensificou as ações de policiamento comunitário e atua, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, na distribuição de pulseirinhas de identificação para as crianças. Somente nesta temporada foram distribuídas 6.266 pulseirinhas. “Os moradores do Litoral têm manifestado satisfação”, disse o coronel Castilho. Os policiais atuam a pé, de bicicleta, com viaturas.

O Corpo de Bombeiros também preparou seu efetivo para a temporada de verão no Litoral. São 89 postos de guarda-vidas. A corporação tem ambulâncias, equipes de patrulhamento aquático e especializados em busca e resgate para atuar conforme a necessidade. “Nosso trabalho envolve quadriciclos, barcos, motos aquáticas e até o apoio da aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas”, explicou o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Júnior.

SAÚDE MEIO AMBIENTE – A Secretaria Estadual da Saúde montou três tendas de serviços para a população em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. “Estamos com reforço no atendimento médico e de enfermagem em todos as sete cidades do Litoral, além da prestação de testes rápidos de vírus HIV, de hepatites virais, aferição de pressão, de glicemia e orientações para que as pessoas tenham mais qualidade de vida”, explicou diretora da 1ª Regional da Saúde, de Paranaguá, Ilda Natsuko Nagafuti. As ações educativas visam, principalmente, a conscientização sobre a dengue.

Na área do meio ambiente, há ações educativas sobre o descarte de lixo reciclável nas areias. “Temos essa preocupação e, nesse momento, atuamos junto à para garantir uma praia limpa”, disse o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti. “A preservação ambiental não compete apenas ao setor público. O cidadão precisa também fazer a sua parte, não sujando, não jogando lixo em local não adequado até porque os custos são maiores para a própria sociedade”, afirmou.

Foi comemorado a boa balneabilidade das águas, com mais de 99% delas boas para banho. “Estamos observando que em relação há anos atrás houve um avanço considerável, demonstrando que quem vem para a praia quer frequentar a areia limpa e o mar com água adequada para o lazer e diversão”, apontou o secretário.

PROTEÇÃO – Paulo Sérgio Nogueira, coordenador do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), disse que as ações de proteção ambiental irão se intensificar ao longo das semanas, incluindo ações conjuntas com outros órgãos. “São atividades de fiscalização, principalmente em casos de invasões, proteção de restingas, controle de construções irregulares e outras demandas, contando com o apoio da Polícia Ambiental e de outros órgãos públicos”, explicou.

SANEAMENTO – A Sanepar também reforçou o atendimento ao cidadão com equipes preparadas para atender os casos de interrupção de fornecimento de água e demais demandas. “Apesar da nossa agilidade no atendimento, sempre precisamos melhorar e nisso reforçamos o nosso sistema de abastecimento por carros pipa caso haja desastres ou imprevistos. Esses veículos, além de atender essas situações, também estão prontos para atender os comerciantes e evitar que sejam prejudicados”, disse Glauco Requião, diretor da Sanepar.

A intensificação abrange a limpeza das areias e oferece aos cidadãos duchas ecológicas e cadeiras anfíbias para as pessoas portadoras de necessidades especiais. “Além da catação manual do lixo, também temos as saneadoras de areia, máquinas que fazem o revolvimento da areia tratamento microbiologicamente o solo, uma técnica que o próprio sol acaba aniquilando as bactérias e garantindo uma qualidade da areia”, disse.

As duchas da Sanepar tem capacidade para atender 600 pessoas por dia com até dois litros de água contínuos. Foram instaladas no dia 27 de dezembro. “As duchas ecológicas sugam a água do solo. A água é tratada por um sistema de cloração e a população pode utilizar sem problemas”, avalia Glauco.

ENERGIA – Houve agilidade no atendimento da Copel e reforço nos serviços prestados ao usuário, com os pontos de recarga de celular e a rede de Wi-Fi gratuito. “A Copel Telecom disponibiliza esse serviço para possibilitar maior conforto ao veranista com acesso a uma internet de qualidade para o banhista conversar, ver seus e-mails, atualizar seu perfil nas redes sociais, entre outras possibilidades”, disse o gerente da agência de Matinhos, Giulliano Casagrande.



Comente

comentários