A Guarda Municipal do Município de Paranaguá foi criada através da Lei Municipal nº 2.067 de 17 de dezembro de 1998. Trata-se de uma organização policial da administração municipal, uniformizada e armada, fundamentada na hierarquia e na disciplina, de caráter civil e estruturada em carreira única, disposto em lei complementar.

Foi criada pelo então prefeito Mário Manoel das Dores Roque e ganhou novos investimentos nos últimos dois anos.

A corporação recebeu coletes balísticos, armamento, novos veículos e equipamentos que garantem a segurança de quem sai todos os dias para a rua com o objetivo de defender quem mais precisa de segurança.

A atual administração inaugurou em julho de 2017, a Academia de Capacitação e Formação da Guarda Civil Municipal (GCM), espaço amplo dedicado ao treinamento para porte e uso de armas de fogo, defesa pessoal e capacitação profissional dos agentes da corporação do município. Foram mais de 200 coletes balísticos entregues, além de uma nova sala de monitoramento e sete novas motocicletas-viaturas, além de outras ações e programas como a Operação Sossego, que foi promovida nas ruas de Paranaguá.

Núcleo Evangélico da Guarda Municipal promove celebração da corporação

A Guarda Civil Municipal de Paranaguá esteve reunida na Comunidade da Graça, no sábado, dia 15, para celebração do culto de gratidão aos 20 anos da corporação e 7 anos do Núcleo Evangélico de Guardas Civis que, entre outras atividades, promove o culto tradicionalmente no mês de dezembro.

Apresentações infantis de dança, na Língua Brasileira de Sinais, música e civismo fizeram parte do evento, juntamente com o testemunho do Guarda Civil Irael.

O pastor Pedro Silva, dirigente da 16ª Igreja do Evangelho Quadrangular e sargento da Polícia Militar, foi o preletor da noite. O secretário de Segurança, João Carlos da Silva, participou do culto, parabenizando o grupo pelo trabalho que vêm realizado em Paranaguá. “São homens e mulheres que colocam suas vidas numa das profissionais mais honradas que é cuidar do povo”, destacou.

O secretário de Segurança, João Carlos da Silva, parabenizou os integrantes da corporação para que ocorresse esta celebração que reuniu em torno de 150 pessoas entre guardas municipais e familiares, fechando o sétimo ano de atividades do Núcleo Evangélico da Guarda Civil de Paranaguá.

Vice-presidente da comunidade evangélica da Polícia Militar, Cel Roberson Luiz Bondaruk, esteve acompanhando o evento e parabenizando a corporação pelo trabalho que vêm realizando, assim como o atual presidente, o Coronel João Jaime Cabral, representante da Polícia Rodoviária Federal, Guardas Civis de Pontal do Paraná e de Curitiba.

Sede do Departamento da Guarda Municipal de Paranaguá, Secretaria Municipal de Segurança, Departamento Antidrogas, Departamento de Defesa Comunitária, Corregedoria e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC.
Rua Tocantins, nº 206 – Bairro: Padre Jackson Cidade: Paranaguá-Pr – CEP: 83.221-450

Telefone GUAMUPA: (041) 3420-6124
Telefone CORREGEDORIA: (041) 3420-6170
Telefone DEFESA CIVIL: 199