fbpx

Aconteceu no dia 05 de dezembro, na Igreja Perpétuo Socorro, o “1º Mutirão de Saúde do Idoso” realizado pela Prefeitura Municipal de Guaratuba em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Lazer, Bem Estar e Promoção Social e a equipe Saúde da Família da UBS Figueira. O evento também contou com a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA) e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).

Foram atendidos 150 idosos que passaram por dez “estações de saúde” onde foi realizada a identificação do idoso e do cuidador, avaliação física e da velocidade de marcha, medida da glicemia e pressão arterial, avaliação do índice de vulnerabilidade funcional e orientações em saúde bucal, nutricional, física, farmacêutica, prevenção de quedas e prática de exercícios além da prevenção da Dengue.

Segundo o Secretário de Saúde. Dr. Alex Elias Antun “O Mutirão do Idoso faz parte das Ações de Implantação da RAISI, a Rede de Atenção à Saúde do Idoso e Guaratuba foi à pioneira no litoral do Paraná. No dia 04 de dezembro a equipe passou por uma capacitação nos cuidados com a Saúde do Idoso coordenada pelo médico e geriatra Dr. Edgar Nunes de Moraes, consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e demais representantes da SESA e da 1ª Regional de Saúde que também acompanharam todo o evento. A população idosa requer cuidados diferenciados e a atualização da equipe, buscando a excelência em atendimento de saúde, tem sido uma de nossas prioridades. A primeira Ação ocorreu no Figueira e nos próximos meses será realizada nos outros bairros da cidade. Ao final deste trabalho teremos um perfil dos nossos idosos e poderemos direcionar nossas ações para a necessidade da nossa população”.