fbpx

Mais de cinco mil plantões extras de médicos e outros profissionais de saúde vão fortalecer a retaguarda de atendimento de urgência e emergência no litoral durante a temporada. O reforço destinado pelo Governo do Estado também envolve o deslocamento de helicóptero, ambulâncias, equipamentos e medicamentos para dar suporte aos principais hospitais e prontos socorros da região.

A medida, iniciada nesta semana, faz parte das ações da área da saúde na operação Verão Paraná 2015-2016, que vai até o fim do carnaval, em 10 de fevereiro. Até lá, o governo estadual reforçará ações nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo. “O objetivo é preparar a estrutura do Litoral para melhor atender os moradores e veranistas que vão aproveitar o verão na região”, diz o governador Beto Richa.

Segundo ele, trata-se de uma ação efetiva para ampliar a capacidade de atendimento dos serviços de saúde. “Com isso, será possível oferecer assistência ágil e de qualidade à população que estiver em qualquer uma das sete cidades do Litoral, mesmo com o aumento já esperado da demanda”, destaca o governador.

O Estado vai repassar R$ 2,5 milhões diretamente às prefeituras da região para a contratação temporária de profissionais de saúde. O valor permitirá o reforço nas escalas de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos hospitais e unidades de saúde desses municípios.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a maior parte dos plantões extras será alocada nos fins de semanas e feriados. “É uma maneira de dar um aporte maior nas escalas dos dias e horários em que número de atendimentos normalmente cresce”, explicou o secretário.

Outros R$ 350 mil serão utilizados para a compra de materiais necessários para a manutenção das atividades. O governo enviou ainda um lote adicional de medicamentos para abastecer os municípios neste período.

AMBULÂNCIAS – O Litoral também terá a estrutura de resgate e atendimento pré-hospitalar ampliada. Três ambulâncias extras serão deslocadas pela Secretaria de Estado da Saúde para apoio ao Samu. Os veículos ficarão em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, mas atenderão todos os municípios.

Desta forma, a frota disponível na região contará com 14 viaturas, sendo 11 do Samu e três do Siate. Há ainda o helicóptero de resgate do Governo do Estado, que ficará baseado em Guaratuba durante toda a operação Verão Paraná.

AFOGADOS – Nesta edição, volta a funcionar também o Centro de Recuperação de Afogados, instalado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. A unidade é especializada na assistência a acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas, caravelas e outros animais marinhos.

ESQUEMA ESPECIAL – Caputo Neto afirma que todas essas ações reduzem o tempo de resposta nas situações de urgência e organizam uma robusta rede de atendimento na região. “Integrando os serviços de resgate aos hospitais e prontos socorros do litoral, podemos garantir uma assistência adequada aos pacientes, independente da gravidade do caso”, declarou.

O Samu atende pela central 192 e é responsável por atendimentos de urgência, como casos de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e febre alta, cortes e fraturas.

Já o Siate, deve ser acionado em ocorrências com traumas e ferimentos, como afogamentos, acidentes de trânsito com feridos (colisões e atropelamentos), vítimas de arma branca ou de fogo, agressões, intoxicações, quedas com fraturas, ataques de animais e choques elétricos graves. O telefone do Siate é 193.

UNIDADES DE ATENDIMENTO NO LITORAL

Antonina

Hospital Sylvio Bitencourt de Linhares – Avenida Conde Matarazzo, 867

Guaraqueçaba

Hospital Regional de Guaraqueçaba – Avenida Ararapira, s/nº

Guaratuba

Hospital Municipal de Guaratuba – Rua Capitão João Pedro, 188

Pronto-Atendimento Municipal de Guaratuba – Rua João Meneleu de Almeida Torres, s/nº – esquina com Guilherme Pequeno

Matinhos

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – Referência – Centro de Recuperação de Afogados – Avenida Paraná, 828

Morretes

Hospital de Morretes – Rua Santos Dumont, 91

Paranaguá

Hospital Regional do Litoral – Rua Presidente Getulio Vargas, 222, Palmital

Ilha do Mel – Posto de Saúde de Nova Brasília e Posto de Saúde da Encantadas

Pontal do Paraná

Pronto-Atendimento de Pontal do Paraná 24h (Praia de Leste)