fbpx

Já pensou em passar o feriado de ano novo no Litoral, mas longe das praias lotadas e estradas engarrafadas? Esta é a proposta do Festival Bons Tempos, que acontece em Morretes, de 29 de dezembro a 2 de janeiro. A programação conta com nada menos que 25 shows de gêneros musicais variados, que vão do jazz ao rock, além de oferecer atividades como recreação infantil, mostra de cinema, prática de yoga e ambiente para produção de arte e espaço xamânico.

Em meio à exuberante Mata Atlântica, fica a Casa Poletto, anfitriã do festival. O local oferece área de lazer com piscina, canchas de vôlei e bocha, campo de futebol, estacionamento e ampla área coberta onde será montado o palco principal e a praça de alimentação. A área de camping é dotada de estrutura de banheiros e chuveiros sem custo adicional para quem optar por levar sua barraca. 

Os participantes podem adquirir ingressos diários ou o passaporte completo, que inclui todos os dias de evento, camping e demais atrações. Já quem prefere o conforto de uma pousada pode escolher entre as diversas opções de hospedagem que a cidade oferece.

O Festival Bons Tempos 2018/2019 chama atenção por carregar o título “Edição Especial Underground Curitibano”. “A programação é conceitual e visa proporcionar ao participante uma experiência completa, com início, meio e fim. Como um álbum de rock progressivo”, brinca Manuela Santana, curadora e idealizadora do projeto.

 

Refletindo o conturbado 2018, a sexta-feira de abertura do festival traz um palco com temática “underground raiz”. A ideia é que o público libere as energias do ano que passou, enquanto usufrui de uma programação especial.

 

As bandas foram selecionadas em conjunto com a organização do Ôoo Lá Em Casa!, evento que valoriza a cena musical local convidando bandas representativas e fora do eixo comercial. As apresentações do primeiro dia ficam por conta das veteranas Intruders e Ovos Presley e das “mais jovens” Neblinas e Red Foot.

 

Após uma bela noitada de rock, o festival segue apresentando o sábado “fora-da-lei”, que convida o participante a dançar e curtir. As apresentações iniciam no final da tarde, no palco da piscina, com o bluesman Lucian Araújo. Em seguida, no palco principal, tocam o Trilho (southern classic rock), seguido pelo peso e composições bem elaboradas da girl band Cigarras, pela grande Hillbilly Rawhide (rockabilly caipira) e pela Rabo de Galo (punk rock).

O domingo é dos clássicos curitibanos. No palco da piscina, a música fica por conta de Adriano Antunes (Syd Vinícius). Na sequência, Boogie Jump Blues Band abre os shows do palco principal, que segue com a Relespública e convidados especiais, Wi Fi Kills (space garage rock) e, para encerrar com chave de ouro, Escambau.

O tema da virada de ano é “All You Need Is Love”. Willi Dinamite, vocalista da Dinamite Combo, apresenta seu projeto solo: repertório de soul e rhythm and blues com participação de grandes músicos locais.

Em seguida, o recém nomeado cidadão honorário de Curitiba, Plá, transmite suas mensagens de amor e sua visão de sociedade com músicas muito bem arranjadas pela banda Valentino 5 Cordas. A noite segue com O Lendário Chucrobillyman, onemanband que dispensa apresentações. Para fechar, uma banda surpresa, com três horas de repertório “unânime e capaz de agradar a todos”, segundo Manuela.

A programação do primeiro dia do ano é de blues e jazz, para que 2019 comece tranquilo. A seleção conta com grandes nomes da música paranaense e começa mais cedo, para que quem trabalha dia 2 possa aproveitar os shows e voltar para casa sem pressa. No palco, shows de Vilma Ribeiro, Indiara Sfair, Ricardo Maranhão, Emerson Caruso, Benê Chireia, Carlos Caruso, Jacir Antunes e Ray Rolim.

No último dia, embalando o almoço e encerrando o festival, o espetáculo “La fin est un debut”, em que Maria Paraguaya apresenta seu projeto com composições autorais em francês, acompanhada por Yan Lemos.

A programação e o conceito musical desta edição do Festival Bons Tempos são resultado de dois anos de estudo da cena independente e underground de Curitiba. Nesse período, foram analisadas as bandas ativas no cenário e sua representatividade. 

“Há muita coisa boa na capital paranaense que não está na programação, mas, depois de chamarmos cinco bandas além do número previsto e estourarmos o orçamento que já era apertado, resolvemos segurar a onda”, afirma a produtora. O evento não trabalha com inscrição de bandas e convida as atrações uma a uma, conforme a programação é elaborada.

O Festival Bons Tempos é uma ótima opção para o público definido pela produção como “roqueiro abandonado” (apreciador de música com mais de 30 anos), seus amigos e sua família. Vale destacar que são apenas 500 ingressos. Sem superlotação, sem longas filas e com muita música de qualidade.

Serviço:
FESTIVAL BONS TEMPOS 2018-2019
Data: 28/12/2018 a 02/01/2019.
Local: Casa Poletto, Estrada do Anhaia, km 2,4, Morretes, PR. 
Ingressos: $190 a $250 (pacote 6 dias), $40 a $80 (ingresso diário). 

%d blogueiros gostam disto: