A exposição livro de artista é resultado da produção de mais de 100 livros elaborados pelos alunos dos ateliês de cerâmica, desenho e pintura do Museu Alfredo Andersen, sob orientação dos professores Juliana Pimenta, Lavalle , Ana Canetti e Janine Schonfelder. A exposição será aberta na Biblioteca Mário Lobo que está na Casa da Música Brasílio Itiberê, em Paranaguá.

A ideia partiu das pesquisas dos orientadores das oficinas sobre um tema que pudesse ser comum para todos os alunos. Os resultados são diferentes livros de artistas, produzidos sob orientação dos professores, com temáticas que exploram técnicas diferentes como cerâmica, pintura e desenho.
As peças são produções e experiências artísticas consideradas mais do que uma reprodução de arte, como objetos ou livros com uma poética própria, sem textos ou ilustrações convencionais.
O Livro de artista é um objeto de arte que fala por si, podendo extrapolar inclusive o próprio conceito de livro, não necessitando ser lido para ser compreendido- em realidade, a leitura deve ocorrer a estrutura geral do livro e não pelo seu texto. Em sua grande maioria, livros de artistas são objetos de experimentação, podendo conter múltiplos discursos e poéticas.

Luiz Lavalle Filho, professor

A vinda da exposição para Paranaguá foi uma decisão dos curadores, trazendo para a extensão da Biblioteca Mário Lobo, que está sediada na Casa da Música “Brasílio Itiberê”, mantida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Exposição Livro de Artista
Local: Biblioteca Pública Mário Lobo
Segunda à sexta das 9h às 18h.
Sábado das 9h ao 12h.