fbpx

Afetados pelas fortes chuvas precisam de alimentos não perecíveis, água potável e materiais de limpeza e higiene

A Prefeitura de Paranaguá por meio da Defesa Civil e com apoio de secretarias municipais estão mantendo o Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas como ponto de arrecadação de mantimentos às famílias de Guaraqueçaba que foram afetadas pelas chuvas ocorridas no dia 5 de janeiro. “Neste momento essas pessoas precisam muito de alimentos não perecíveis, água potável e produtos de higiene e limpeza. Muitos parnanguaras já doaram roupas e calçados, por isso, agora estamos frisando a necessidade de alimentos e água”, destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal e secretário de Segurança, João Carlos Silva.

“No dia 5, a Defesa Civil iniciou as tratativas e com a comandante da Guarda Municipal Márcia Garcia e o prefeito Marcelo Roque percorremos os bairros de Paranaguá. Em contato com o prefeito de Guaraqueçaba, Ariad Júnior, o prefeito Marcelo Roque soube da situação e de imediato iniciamos o trabalho de arrecadação de donativos para a cidade vizinha”, comenta João Carlos Silva.

No domingo, 6, doações foram encaminhadas para Guaraqueçaba com arrecadação na Rua da Praia. Na segunda-feira, 7, a entrega de donativos foi centralizada no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. “Continuaremos com o recebimento dessas doações pois, foram muitas famílias que perderam inclusive a casa durante a enxurrada”, lamenta o coordenador da Defesa Civil. 

O ginásio permanecerá aberto para recebimentos de doações das 8h às 18h. No início da tarde desta segunda-feira, 7, os donativos arrecadados foram levados para Guaraqueçaba. O coordenador acompanhou a entrega na cidade vizinha.

MAIS DE 650 FAMÍLIAS 
O coordenador de arrecadação de Guaraqueçaba, Wellington Ferreira de Oliveira conta que mais de 650 famílias ficaram desalojadas ou desabrigadas. “Nunca vi uma situação como essa no município. Felizmente as prefeituras de Paranaguá e Antonina estão nos dando muito suporte. Agradecemos a população que está conosco em auxílio ao próximo”, salienta o coordenador. 

Muitas famílias perderam até mesmo suas residências. “Aquelas que ainda estão com suas edificações em pé, estão agora verificando os estragos, as perdas e limpando os espaços”, informa Wellington Ferreira de Oliveira. As famílias estão abrigadas em pousadas na região. 

DOAÇÕES
Voluntários permanecem no Ginásio Joaquim Tramujas auxiliando no processo de separação das doações, recebimento e ensacamento dos produtos arrecadados. Os interessados em fazer doações podem se dirigir ao local. As famílias precisam neste momento de:

Alimentos não perecíveis;
Água Potável;
Produtos de Higiene e limpeza.