Postado 18/12/2015 por André Reu em Noticias
 
 

Cultura doa estrutura das Bibliopraias aos municípios do Litoral


Representantes de cinco cidades do litoral do Estado assinaram nesta sexta-feira (18), na Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba, o termo de doação das estruturas usadas nas Bibliopraias, projeto executado pela Secretaria em 2012, que consistia em uma estrutura montada na praia com livros e revistas que podiam ser emprestados por veranistas.

Os municípios de Antonina, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba receberam essas estruturas. “A doação vai possibilitar que as cidades aproveitem os livros durante o ano todo, não apenas em época de temporada, como era a ideia inicial do Bibliopraia. Assim agregamos ainda mais ao projeto”, afirma o secretário da Cultura, João Luiz Fiani.

Cada estrutura conta com um acervo de, em média, mil títulos de todos os gêneros literários, selecionados pela equipe da Biblioteca Pública do Paraná. “A gente tem percebido muita procura da comunidade nesta questão das oficinas literárias, dos empréstimos de livro. Com essas estruturas a gente leva para a comunidade uma oportunidade e, para muitos jovens, é o primeiro contato com a literatura”, comenta a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá, Maria Angélica Lobo Leomil.

Como contrapartida pela doação, os municípios assinaram um contrato de responsabilidade para manter o projeto ativo pelos próximos 10 anos. “Receber a Bibliopraia é de grande importância, pois vamos utilizá-la vinculada a um projeto que temos de cinema itinerante. Portanto, vamos levá-la às comunidades, disponibilizar o espaço para as pessoas lerem e também para passarmos filmes educativos”, explica o diretor de cultura de Guaraqueçaba, Leandro Dieguiz Gonçalves.



Comente

comentários