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A Copel preparou um amplo pacote de investimentos em obras, manutenção, serviços e diversificação do atendimento no Litoral para garantir a qualidade do fornecimento de energia neste Verão. Ao todo, R$ 10,7 milhões foram aplicados na expansão e modernização da rede elétrica, conferindo benefícios permanentes para a população da região. A Companhia também vai oferecer internet wi-fi grátis na orla das praias e reforçar as equipes de atendimento até o Carnaval de 2016.

Para atender com qualidade os mais de 2 milhões de turistas esperados durante a temporada, a Companhia iniciou uma revisão completa na rede de distribuição no primeiro semestre de 2015. As obras incluíram a substituição da rede convencional por cabos compactos e a automatização da rede elétrica.

INVESTIMENTOS – A instalação dos cabos compactos, protegidos, contribui para reduzir em até 70% o risco de queda de luz causada por galhos e objetos sobre a rede. Já a instalação de chaves automatizadas permite que, em caso de falta de luz, o Centro de Operações da Copel em Curitiba identifique o local da ocorrência na rede e, através de um comando remoto, restabeleça a energia para a maioria dos clientes antes mesmo de enviar uma equipe ao local.

“Essas melhorias serão extremamente importantes para garantir a qualidade da energia fornecida”, ressalta o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe. “O objetivo principal do trabalho desenvolvido pela Copel é que não falte energia. Mas caso haja queda de luz, estamos preparados para que o retorno seja providenciado o mais rápido possível. Quem mais ganha é a população do litoral, que vai desfrutar desses benefícios permanentemente”.

REDE AÉREA – Uma das obras mais importantes foi a substituição da rede aérea que ligava o centro de Paranaguá à Ilha dos Valadares por cabos subaquáticos. A melhoria confere maior segurança e qualidade no fornecimento de energia à ilha parnanguara. Na Ilha do Mel a Copel investiu R$ 450 mil para enterrar 900 metros de cabos no Morro de Sabão. A iniciativa aumentou a segurança para os praticantes de voo livre e parapente. Outros R$ 100 mil foram aplicados para melhorar a ligação entre as ilhas do Mel, das Peças e Superagui.

INSPEÇÃO PREVENTIVA – Para a manutenção da rede de distribuição, as equipes técnicas fizeram inspeção preventiva, utilizando equipamentos modernos de termovisão, que identificam pontos com aquecimento além do normal, permitindo que falhas futuras possam ser prevenidas. Também foram feitas podas e roçadas para diminuir o risco de falta de energia causada pela vegetação próxima à rede.

As medidas incluíram ainda o aumento no efetivo de equipes que atuam no atendimento a emergências e obras de manutenção. Já os operadores de subestação permanecerão nas instalações durante a noite, para garantir a rápida intervenção em caso de problemas no sistema elétrico.

A Companhia vai repetir nessa temporada o atendimento emergencial com motocicletas. Como no verão passado, caso haja desligamentos acidentais, os eletricistas realizam o primeiro atendimento com motos para identificar e isolar o problema rapidamente, contribuindo para restabelecer o fornecimento para até 80% da área afetada em questão de minutos.

FACILIDADE NO ATENDIMENTO – Para facilitar a vida dos veranistas, a Copel disponibiliza uma série de canais de atendimento, que permitem que as pessoas acessem serviços sem precisar ir a uma agência. O destaque é o Copel Mobile, aplicativo disponível para sistemas Android e iOS por meio do qual é possível informar falta de luz, solicitar religação de energia, e consultar dados e informações da conta, entre outros serviços.

Os consumidores também podem entrar em contato pelo telefone 0800 51 00 116, e pela Agência Virtual na internet: basta acessar www.copel.com e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz. Depois de cadastrar uma senha, o consumidor terá acesso à maior parte dos serviços e facilidades disponíveis nas agências físicas, tais como pedidos de segunda via da fatura, ligação, religação e atualização de dados cadastrais.

O serviço Torpedo Copel também está disponível nas praias. Para comunicar a falta de energia elétrica no domicílio, basta enviar para o número 28593 uma mensagem de texto com as letras SL (de “sem luz”) seguida do número da conta de luz da casa de praia (incluindo o dígito de verificação, sem pontos nem hífen). O envio é gratuito e a Copel responde ao consumidor rapidamente.

AGÊNCIAS – A Copel também mantém agências em Guaratuba (Rua 11 de Outubro, 30), Matinhos (Rua José Arthur Zanlutti, 298), Praia de Leste (Rua Manoel Marques 581), Paranaguá e Antonina, além de plantões de atendimento na Ilha do Mel, em Morretes e em Guaraqueçaba. As agências estarão abertas durante os dias úteis das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Já nos sábados dos dias 19 e 26 de dezembro e às vésperas de Natal e Ano Novo (dias 24 e 31) o atendimento nas unidades das praias ocorre das 9 às 13h.

INTERNET GRATUITA – Nesse verão, a Copel Telecom oferece mais uma vez pontos de internet sem fio gratuita no litoral paranaense. Os aparelhos estão sendo instalados e devem entrar em funcionamento no início de janeiro. São cerca de 100 estações transmissoras de sinal wi-fi – o dobro do que foi instalado no verão passado. Haverá pontos de acesso em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Pontal do Paraná (Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shagri-lá e Pontal do Sul) e Ilha do Mel. A novidade deste ano serão os pontos de Paranaguá, Antonina e Morretes. O serviço ficará disponível até o carnaval de 2016.