A estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu mais um reforço para a Operação Verão Consciente 2020/2021, nesta quarta-feira (23), com a entrega de um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) em Matinhos, no Litoral. O investimento do Governo do Estado nessa viatura foi de R$ 930 mil.

 

O veículo entregue ao 8ª Grupamento do Corpo de Bombeiros é um dos 46 caminhões adquiridos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de julho de 2019 a dezembro de 2020. Esse caminhão tem um tanque com capacidade para quatro mil litros de água e 200 litros para armazenar líquido gerador de espuma (LGE). Essa é a versão mais completa e atual do segmento no Estado.

 

“Neste período que nós temos a operação Verão Consciente é o momento propício para receber este tipo de equipamento e poder atender a sociedade de uma forma mais eficaz ainda”, disse o coordenador-geral do Verão Consciente e secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

 

De acordo com o coordenador adjunto do Verão Consciente, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, quem ganha com a entrega do caminhão à corporação são os moradores e frequentadores da região. “A população de Matinhos estará muito bem servida com esse equipamento, ainda mais agora, durante a Operação Verão. A cidade, sem contar a região, chega a atender mais de 400 mil pessoas durante a temporada, esse caminhão fará a diferença”, destacou. “A tropa já está preparada com os novos equipamentos, pois são modernos e o que tem de melhor no Brasil”.

 

De acordo com o comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke, todo o Litoral será beneficiado com essa entrega. “É um caminhão tecnológico, que demora quase um ano para ser montado com vários equipamentos importados. É uma satisfação poder entregar esse ABTR a Matinhos, reforçando a segurança em toda a região, já que a cidade é estratégica para deslocar e prestar socorro em outros municípios”.

 

O comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado em Matinhos, tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, contou que o caminhão poderá ser acionado para as mais diversas ocorrências. “É um caminhão estratégico, pois está preparado para dar primeira resposta em praticamente todos os incidentes, todas as situações de busca e salvamento, combate a incêndios, acidente automobilístico e atendimentos pré-hospitalares e, também, afogamentos. Em um caso de desastre natural no Litoral, como vendavais, enxurradas e enchentes, ele poderá ser acionado até que outros recursos se dirijam à cena”.

 

Participaram da solenidade, além das autoridades já citadas, o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert e o presidente do Conselho da Comunidade de Matinhos, sargento Ricardo Ramos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.