0
Postado 13/02/2017 por André Reu em Noticias
 
 

Blitz orienta população sobre transporte e cuidados com animais de estimação


A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – com apoio de diversos órgãos do Governo do Estado – promoveu uma blitz educativa no calçadão de Caiobá, em Matinhos (PR), no fim de semana, para alertar motoristas e passageiros sobre o transporte e os cuidados com a saúde dos animais de estimação. O objetivo foi mostrar à população que é necessário ter responsabilidade para garantir a segurança no trânsito e, também, inibir os casos de abandono de animais nas praias.

Para fortalecer as ações, equipes da TV É-Paraná, em conjunto com os colaboradores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), abordaram os motoristas de maneira divertida e lúdica e entregaram materiais educativos referentes ao transporte correto de animais em veículos de passeio. A Polícia Militar também participou com uma equipe da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Daniela Miranda, explica que a iniciativa faz parte das ações da Rede Estadual de Direitos Animais (Reda) e que a blitz foi idealizada para iniciar as atividades no Litoral e depois ser propagada em todo o Estado. “Estamos trabalhando nas questões de saúde e para inibir o abandono dos animais, que tem acontecido nas praias do Paraná. Isso tem inúmeras causas, mas as principais são a idade avançada e algum problema de saúde dos animais, disse.

O Detran orientou os motoristas sobre a maneira correta de transportar os animais de estimação. “Estamos apoiando esse trabalho da Secretaria do Meio Ambiente e informando as pessoas que a segurança no trânsito depende da prevenção e do respeito à legislação. Se o motorista tiver o cuidado de para deixar o seu pet preso com o cinto de segurança próprio para animais, ou dentro da cestinha, vai contribuir para minimizar ferimentos, tanto no animal quanto nas pessoas, caso aconteça um acidente de trânsito”, disse integrante do setor de Educação no Trânsito do Detran, Ivana Engroff.

Lilian Mazurek, comerciante de Curitiba que passava pelo Litoral com o seu labrador Fred, foi abordada pelos educadores e é um bom exemplo de responsabilidade. “Coloquei o Fred no banco de trás, com o peitoral preso no engate do cinto de segurança, porque sei que é para a nossa segurança no trânsito, disse.



Comente

comentários