Para os quatro dias do carnaval, quatro receitas de drinks. O mixologista Lukinhas Siqueira, que inaugurou seu bar em novembro no Taco El Pancho, ensina o preparo do Diabla, coquetel na carta do bar, e outros três coqueteis pensados para refrescar.
O Piña Vegan é uma versão sem leite condensado da piña colada, que leva banana congelada para dar cremosidade e doçura. A melancia atômica ganhou aroma de rosas e o destilado, nesta receita, é opcional: se for o caso, prefira uma bebida de sabor neutro, como a vodka.
Para fazer um volume maior de drink sem precisar de coqueteleira ou liquidificador, a sugestão é a Sangria Carnavalesca, em que basta deixar as frutas descansarem no vinho rosé por no mínimo duas horas e completar com refrigerante de limão. A sugestão de Lukinhas é servir este coquetel em sacos plásticos próprios
Sangria Carnavalesca
por Lukinhas Siqueira, do Taco El Pancho para alimentos e usar um balde com gelo para transportar os drinks para o bloquinho mais próximo.
Ingredientes
- 1 unidade de manga em cubos
- 1 bandeja de framboesa fresca
- 1 unidade de toranja (grapefruit) em fatias
- 1 litro de vinho rosé
- * o quanto baste de gelo
- 350 ml de refrigerante de limão
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque as frutas e despeje o vinho. Tampe e refrigere por no mínimo duas horas. Antes de servir, acrescente o gelo e os 350 ml de refrigerante de limão. Caso prefira mais suave, coloque mais refrigerante de limão.
Com o auxílio de um copo, abra os pacotes plásticos resistentes, próprios para alimentos, e despeje cerca de 200 ml da sangria em cada. Coloque um canudo ao meio e amarre para que não vaze. Mantenha-os na geladeira e coloque em um balde com gelo e caia na folia!
Piña Vegan
por Lukinhas Siqueira, do Taco El Pancho
Ingredientes
- 50 ml de cachaça ouro
- 1 unidade de banana caturra em rodelas congelada
- 1 fatia de abacaxi
- 50 ml de leite de coco caseiro
- 3 colher de café de melado de cana
- * o quanto baste de gelo
Modo de preparo
Bata a banana congelada no liquidificador com a fatia de abacaxi. Quando estiver homogêneo, acrescente a cachaça, o leite de coco, o melado e o gelo e bata até misturar bem.
Passe a boca do copo no sumo de limão e em seguida em coco ralado queimado para que grude. Coloque o drink e sirva imediatamente.
Diabla
por Lukinhas Siqueira, do Taco El Pancho
Ingredientes
- 8 unidades de morangos congelados
- 50 ml de suco de cranberry
- 1 ramo de manjericão fresco
- 60 ml de vodca au citron
- 3 gotas de tabasco vermelha
- * o quanto baste de gelo
- 1 dose de espumante brut
Modo de preparo
Bata o morango congelado com o suco de cranberry até formar um purê. Despeje em uma coqueteleira e acrescente o manjericão, a vodka, a pimenta e gelo e bata bem. Coloque em um copo e sirva com um shot de espumante brut ao lado, para limpar o paladar a cada gole no drink e sentir as frutas vermelhas e pimenta.
Melancia atômica
por Lukinhas Siqueira, do Taco El Pancho
Ingredientes
- 300 ml de melancia batida com gelo e coada
- 50 ml de sumo de limão siciliano
- 10 folhas de hortelã
- 3 colher de chá de melado de cana
- 50 ml de água de rosas caseira
- 1 pitada de canela em pó
- 1 dose de vodca (opcional)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira, bata e sirva imediatamente
Dica do chef: Para fazer a água de rosas caseira, ferver um litro de água e deixar dois botões de rosa vermelha em infusão de um dia para o outro. Coar e guardar em um recipiente fechado. A água de rosas industrializada é muito forte e pode descaracterizar a receita.