Postado 11/11/2015 por André Reu em Noticias
 
 

Appa vai apresentar logística do escoamento em fórum de agricultura


A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) participa nos nesta quinta e sexta-feira s (12 e 13), em Curitiba, do 3º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2015). A Appa terá um estande no local com informações aos participantes sobre a logística para o escoamento de produtos pelos Portos de Paranaguá e Antonina, além dos investimentos na modernização dos terminais portuários, melhorando o atendimento aos usuários.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o fim dos gargalos logísticos para o transporte de cargas no Paraná tem sido prioridade. “Já investimos R$ 511 milhões nos Portos do Paraná e, nos próximos três anos, vamos investir cerca de R$ 400 milhões em projetos de infraestrutura, obras de reforma em berços de atracação e ações contínuas de manutenção e dragagem”, afirmou.

DEBATES – O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, será o mediador do painel “Novas rotas na geopolítica de integração regional”, que acontece nesta quinta-feira (12), das 16h15 às 17h. O debate contará com a presença do professor Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral, e Javier Gimenez, da South American River Company.

“É um evento importante para o agronegócio da América Latina e que terá como foco, nesta edição, o crescimento populacional. Os portos do Paraná estão atentos a esta demanda do mercado, ao aumento da produção de alimentos no mundo e iremos mostrar isso no Fórum”, disse Luiz Henrique Dividino.

A abordagem terá como foco a busca pela eficiência dos corredores logísticos, pelo melhor modal de transporte e redução de custos, já que os países sul-americanos estão em constante procura por novas rotas de escoamento para suas produções agropecuárias. “O tema principal é a infraestrutura como diferencial competitivo à produção e à exportação para o agronegócio”, afirmou Dividino.

O coordenador do evento e do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, explica que a ideia é debater novos projetos – recém-concluídos, em conclusão ou em planejamento – que estão mudando o mapa de escoamento da produção agropecuária. “E mais do que isso, queremos discutir a questão de maneira mais ampla, abordando a América do Sul como um todo”, disse.

PROGRAMAÇÃO – O Outlook Fórum 2015 trará 16 temas, divididos entre painéis simultâneos e grandes conferências, para abordar assuntos diversos que envolvem o agronegócio mundial como logística, empreendedorismo rural, cooperação no campo e no mercado, negociações internacionais, urbanização e consumo.

Segundo Ferreira, o fórum interessa não só ao público diretamente ligado à produção agropecuária, mas também ao consumidor, ao cidadão e à sociedade organizada. “Será possível entender e compreender sobre o futuro de uma população cada vez mais urbanizada, verticalizada e concentrada”, disse.

SERVIÇO: 3° Fórum de Agricultura da América do Sul – Agricultural Outlook Forum 2015.

Data: 12 e 13 (quinta e sexta).

Local: Museu Oscar Niemeyer – Curitiba (PR).

Mais informações: agrooutlook.com.br



Comente

comentários