Da Agencia de Noticias
A operação Viva o Verão 2010/11 começou neste sábado (11), em Matinhos, no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O governador Orlando Pessuti abriu às 11 horas as atividades que o Governo do Paraná realiza no Litoral até 14 de março para atender veranistas e moradores.
“Este ano, procuramos ampliar as ações da operação Viva o Verão. Nossos turistas contarão com praias mais limpas, após a instalação das estações de tratamento de esgoto e da fiscalização para que os proprietários fizessem as ligações na rede coletora”, diz Pessuti.
Estamos atraindo cada vez mais turistas, inclusive de outros estados e países. Com essas ações, tenho certeza de que iremos consolidar nosso Litoral como uma das rotas mais importantes de turismo no Sul do País”, afirma.
Cerca de dois milhões de pessoas devem visitar as praias do Litoral paranaense este ano. A estimativa dos comerciantes da região é atingir R$ 1,5 bilhão em faturamento. Mais uma vez, a qualidade da água das praias paranaenses será monitorada e divulgada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Serão feitas coletas semanais em 49 pontos da orla e em rios utilizados para recreação.
A Paraná Esporte e a Copel irão oferecer opções de lazer que também estarão disponíveis na região Oeste do Paraná, onde há praias artificiais. Haverá tenda com avaliação física, jogos e recreação infantil – desenhos, pinturas e maquiagem, oficinas de dança, oficinas de teatro, cinema, música, atividades circenses e atividades científicas.
Os veranistas também terão à disposição ginástica aeróbica, dança, atividades recreativas e shows, além de brinquedos radicais como tirolesa, muro de escalada e pebolim humano.
A segurança pública será reforçada. Mais de 2,8 mil profissionais, entre policias civis e militares, bombeiros e peritos, atuarão em balneários das regiões Oeste e Norte e no Litoral. As praias terão a maior estrutura, com um helicóptero, jetskis nas praias e quadriciclos.
Mais de 1,5 mil policiais militares, 360 policiais civis, quase mil bombeiros, além de peritos e profissionais dos institutos de Criminalística e Médico-Legal, e 700 viaturas serão levadas para as três principais áreas de veraneio do Paraná.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já iniciou os trabalhos de limpeza de ruas e avenidas, roçada de vias públicas e coleta de entulho e restos vegetais, em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. A coleta de restos de árvores, grama e resíduos vegetais é uma ação inédita. Todo o material recolhido será destinado aos aterros sanitários municipais.
Este ano, além Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ilha do Mel, Morretes e Antonina, a coleta de lixo também será feita em Guaraqueçaba e nas ilhas de Superagui, das Peças, Rasa e Almeida.
Ao todo, o Governo do Paraná investe R$ 470 mil nesses serviços, que fazem parte da licitação para coleta de lixo nos sete municípios do Litoral – outra novidade para esta temporada. A coleta começará em 15 de dezembro. Antes disso, o serviço é responsabilidade das prefeituras.
Nas praias, a Secretaria de Assuntos Estratégicos vai instalar quatro telecentros, graças a convênios com associações que cederão os espaços. Nestes locais, as pessoas poderão acessar a internet gratuitamente, com auxílio de estagiários da Celepar.
Todos os telecentros ficarão em Matinhos, na sede da Cohapar, cedida pela Associação Panpuch. na Avenida Curitiba, no Bom Retiro, em parceria com a Anamopi, ao lado do supermercado Super Rede, cedido pelo Instituto Dalmora, e na Vila Nova, no Tabuleiro, em parceria com o instituto Zaigô.
(BOX)
Locais das tendas da Copel e Paraná Esporte
Guaratuba: Praia Central (Avenida Atlântica).
Matinhos: Praia Brava de Caiobá (Avenida Atlântica, em frente ao número 2.010), entre as ruas Jacarezinho e Apucarana), Estrada Matinhos – Pontal.
Ipanema (Pontal do Paraná): Praia Central (Avenida Atlântica).
Shangrilá (Pontal do Paraná): Praia Central (em frente à colônia de férias, no cruzamento das avenidas Atlântica e Paranaguá).
Programação
Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados
8 às 8h30 – alongamento
9 às 10 horas – recreação e jogos diversos
9h30 às 10 horas – ginástica
9 às 11 horas – escolinhas de futebol de areia, minivôlei, peteca
10 às 12 horas – números artísticos
11 às 11h30 – números rítmicos
12 às 16 horas – parcerias
16 às 17 horas – números rítmicos
17 às 19 horas – recreação e jogos diversos
17 às 19 horas – escolinhas de futebol de areia, minivôlei, peteca
17 às 19 horas – números artísticos
18 às 18h30 – ginástica
19 às 19h30 – alongamento
19h30 às 20 horas – caminhada
Às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos
8 às 8h30 – exercícios de relaxamento
8h30 às 9 horas – caminhada
9 às 10 horas – recreação e jogos diversos
9h30 às 10 horas – ginástica
9 às 11 horas – escolinhas de futebol de areia, minivôlei, peteca
10 às 12 horas – números artísticos
11 às 11h30 – números rítmicos
12 às 16 horas – parcerias
17 às 19 horas – recreação e jogos diversos
17 às 19 horas – escolinhas de futebol de areia, minivôlei, peteca
17 às 19 horas – números artísticos
18 às 18h30 – ginástica
19h30 às 20 horas – exercícios de relaxamento
Lembrando que vão ser três meses de temporada no litoral,e voçe,que esta vindo veranear em nossas praias,por favor,recolha seu lixo que gerou na praia,prudência no transito,não tire o sossego das pessoas que estão descansando do trabalho duro que levou no ano inteiro.

Leia mais em:
A Temporada 2010 já foi aberta
Compartilhe nas redes sociais


