0
Postado 26/02/2017 por André Reu em Carnaval 2017
 
 

35 anos de história: A Banda de Guaratuba embala os foliões nesta segunda-feira de carnaval



A tradicional Banda de Guaratuba entra na avenida nesta segunda-feira (26), último dia do carnaval. A banda foi criada em 1982, numa brincadeira que reuniu amigos e um grupo pequeno de foliões. Com um tambor e uns pistons, sobre um jipe velho, saíram da rua Ponta Grossa em direção à praia e, depois, pela avenida principal de Guaratuba até a Praça da Matriz. Ao chegar na avenida, mais de 200 pessoas pulavam em volta do jipe e da banda que nascia, cantando e dançando marchinhas tradicionais de carnaval, numa festa que entrou madrugada adentro. A iniciativa foi do empresário Renato Trombini, com os amigos Fernando Lamarão, Arthur Leme Neto, Tobias de Macedo Filho, Rosaldo Malucelli, João Candido Cunha Pereira, Gil e Beto Justus e outros foliões.
De lá pra cá, a brincadeira do jipe na avenida cresceu e inaugurou o carnaval do trio elétrico no litoral do Paraná, juntando centenas de milhares de foliões todos os anos, com músicos profissionais e show de fogos de artifício. O carnaval em Guaratuba esse ano tem três dias de festa, com 4 trios elétricos todos os dias, concurso de blocos carnavalescos e o desfile da Escola de Samba Unidos de Guaratuba. A partir de 1988, a banda desfila sempre no último dia do carnaval, segunda-feira, dia que sempre ultrapassa a expectativa de público do ano anterior. Em 2016, segundo estimativa, desfilou com a banda cerca de 300 mil pessoas.
A esperada Banda de Guaratuba, cantando as marchinhas e sambas eternos do carnaval brasileiro, inicia a festa às 9h30 na Avenida Ponta Grossa e, segue pela Avenida 29 de Abril, terminando na Praça Coronel Alexandre Mafra. O último dia de festa vai até às 03h30 da madrugada com 04 trios elétricos animando os foliões.

Mais sobre a história da Banda de Guaratuba: http://www.carnaval.guaratuba.pr.gov.br/acidade.html 99508182

Letra da marchinha de carnaval da Banda de Guaratuba:
Composto por César Costa Filho e Heitor Valente (1986)
“Começa na Ponta Grossa, Termina ali na praça
O melhor de tudo, Que ela é nossa
É muito boa e é de graça.
Quem cai a gente segura,
Quem não cai a gente derruba.
Pois sai da frente que vai passar,
Em primeiro lugar, A Banda de Guaratuba.”



Comente

comentários